Uma Viagem Pela Grécia Na Quarentena
Há alguns anos que a palavra férias virou sinônimo de viagem para mim. Além de belos destinos, frequentemente busco conhecer lugares com história pra contar. Entender o passado e a cultura dos povos é algo que me fascina.
Mas eis que chega 2020 e, com ele, esta pandemia que vem ressignificando muitos aspectos da vida de todos nós. Neste ano, minhas férias estão sendo bem diferentes do que sonhei, confesso, mas pude resgatar uma outra forma de viagem que me acompanhou por muitos anos e que andava esquecida, meio deixada de lado. Estou falando daquelas viagens que fazemos nas páginas de um bom livro.
A obra que tem me acompanhado nesta quarentena é Portões de Fogo, de Steven Pressfield. Em suas páginas, o autor descreve com maestria a Batalha de Termópilas, onde os 300 espartanos e seus aliados lutaram contra os persas. Confesso que nunca fui muito adepta à arte que retrata guerras, mas esse livro apresenta muito mais que uma batalha sangrenta. Descreve vários locais da Grécia, que nos deixa cheios de vontade de embarcar no primeiro voo para esse país quando for possível, para pisar neste solo onde tanta coisa ocorreu. Mas além disso, o autor consegue nos transportar para o dia a dia desses guerreiros espartanos e mostrar os valores morais que carregavam consigo. Realmente vale a pena a leitura, tanto pela beleza da obra, quanto pelos ensinamentos que ela nos traz.
Essa é minha dica de “viagem” nessa quarentena, para você que, como eu, está tendo que encontrar outras maneiras conhecer novos lugares e sua história. Há muitos outros romances históricos que podem ajudar nessa missão. Procure aquele que mais lhe desperta interesse e boa viagem!
Comments