Os Encantos da Serra Catarinense
O Planalto Serrano Catarinense, conhecido por ser a região mais fria do Brasil, está localizado a apenas 2 horas de carro do litoral. A serra tem picos de altitudes de quase 1.900m e a neve é atração garantida todos os anos, mesmo que por poucos dias. O caminho até a serra, através da Serra do Rio do Rastro, é uma atração de tirar o fôlego, assim como a impressionante paisagem formada por florestas de araucárias, grandes cânions, vales, rios e cachoeiras. As principais atrações estão nas cidades de Urubici e São Joaquim, além da famosa Serra do Rio do Rastro.
Serra do Rio do Rastro
A estrada da Serra do Rio do Rastro é um dos cartões postais de Santa Catarina. Sua subida começa no município de Lauro Muller, já com 1.400m de altitude. O percurso é caracterizado por curvas bem fechadas e subidas íngremes. Coberta pela mata e repleta de cachoeiras, possui também uma fauna bastante diversificada, com felinos de todos os portes, macacos, quatis, tatus, tamanduás e muitas aves. No pico da serra podemos encontrar um mirante que nos proporciona uma visão panorâmica desse belíssimo espetáculo.
Urubici
O município de Urubici é conhecido nacionalmente por possuir o pico mais alto habitado do país, o Morro da Igreja, que se encontra a 1.822m de altitude. Nos meses de inverno, quando o clima é favorável para chegar a neve, a paisagem de araucárias e os campos se cobrem de branco e até mesmo as águas dos rios e cascatas chegam a congelar.
O turismo de inverno é muito forte na cidade, muitos são os hotéis e fazendas preparados para receber turistas de todo o país e do mundo e sua paisagem é muitas vezes comparada à Europa. Os pontos turísticos mais conhecidos são a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Cascata Véu de Noiva, a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens e a famosa Pedra Furada, localizada no alto do Morro da Igreja, uma escultura em forma de janela lapidada nas pedras de basalto.
São Joaquim
São Joaquim possui a área urbana mais alta do país, entre 1.300 e 1.450m de altitude e é considerada a cidade mais fria. É conhecido nacionalmente não só pelas baixas temperaturas e pelas precipitações em forma de neve, mas também por ser o maior produtor de maças do estado e um dos maiores do Brasil.
Um tipo de turismo que vem crescendo na cidade são as visitas guiadas às vinícolas, em um passeio podemos conhecer várias vinícolas especializadas em vinhos de altitude que vem se destacando e alcançando nível internacional.
Para terminar este post gostaria de lembrar que nós da Via Van Turismo temos excursões frequentes para serra principalmente no inverno, então se quiser vivenciar esta deslumbrante experiência entre em contato conosco para agendarmos seu passeio.
Commentaires