O que fazer em Florianópolis? Dicas para 5 dias de viagem com atrações, hospedagem e transporte.
Florianópolis é uma cidade de múltiplas possibilidades!
Se, por um lado, é vista por alguns como uma capital com jeitinho de interior, com praias quase desertas e sítios rurais; Por outro, abriga o maior polo tecnológico do Brasil, sede de empresas multinacionais e eventos de padrão internacional.
Com tamanha riqueza e diversidade, você poderia viver aqui por mais de 1 ano e, ainda assim, não teria tempo de conhecer tudo! Então, veja algumas sugestões de roteiros para você curtir ao máximo a Ilha da Magia, mesmo que esteja aqui por pouco tempo.
Vamos começar falando da hospedagem…
Se você vem a trabalho, os hotéis mais modernos e de fácil acesso estão no centro. Por lá temos todo tipo de comércio, e fica perto do aeroporto, rodoviária e centros de evento.
Se vem para o verão, e gosta de curtir uma praia sem abrir mão de boa infra-estrutura, a sugestão é se hospedar pelo Norte da Ilha, em bairros com grande rede hoteleira, como Jurerê Internacional, Ingleses, Canasvieiras e Santinho.
O Leste da Ilha conta com boa variedade de pequenos hotéis e hostels e muitas atrações, desde esportes radicais a baladas, principalmente para a galera mais jovem.
Se você procura calmaria, sem dúvidas, seu lugar é o sul da ilha, em bairros como Campeche, Morro das Pedras ou Praia da Armação. Nessa região é muito comum encontrar quartos em casas de família para aluguel diário e pousadas mais rústicas.
Agora, falando de locomoção… temos que admitir que o transporte público ainda é um grande problema para a cidade. Em Florianópolis não temos trens ou metrôs. Há transporte marítimo apenas em pequenos vilarejos, e as opções de ônibus não atendem adequadamente o turista, principalmente à noite e nos finais de semana, com horários e linhas muito escassos. Além disso, temos fatores geográficos e ambientais, que contribuem para o desafio de mobilidade na ilha.
Por isso, transportes executivos em carros e vans fazem tanto sucesso, especialmente para quem ainda não conhece a cidade ou está aqui por poucos dias.
Finalmente, vamos ao que mais interessa: quais as principais atividades para fazer em 5 dias de viagem?
Dia 1)
Centro histórico + Compras:
- Catedral Metropolitana de Florianópolis
- Museu Cruz e Souza e Praça XV de Novembro
- Mercado Público e Casa da Alfândega
- Pôr do sol da Praça Hercílio Luz
- Shoppings Iguatemi e Beira Mar.
Dia 2)
Passeios de barco + dia de praia:
- Costa da Lagoa + Lagoa da Conceição; ou
- Barco Pirata + Praia de Canasvieiras; ou
- Ilha do Campeche + Praia do Campeche
Dia 3)
Praias do Norte:
- Santinho + Ingleses + Jurerê + Daniela.
Dia 4)
Praias do Leste:
- Barra da Lagoa com Piscinas naturais + Joaquina com dunas + Lagoa da Conceição + Praia Mole.
Dia 5)
Praias do Sul:
- Campeche + Morro das Pedras + Armação + Pântano do Sul.
Extra)
Noite:
Jantar açoriano + balada
Bairros para jantar:
- Pôr do sol na rota gastronômica do sol poente;
- Coqueiros;
- Ribeirão da Ilha.
Bairros para festas:
- Centro de Floripa;
- Lagoa da Conceição;
- Jurerê Internacional.
Ainda poderia indicar visita às universidades públicas, museus e teatros, esportes radicais, passeio à cavalo, cachaçarias, cafés coloniais e mais uma infinidade de outras atividades para todos os gostos. Mas a proposta do post são sugestões para uma viagem rápida, considerando uma família com avós, pais, crianças e jovens.
(No nosso blog você encontra outras dicas de passeios).
Esperamos que você se divirta por aqui e lembre-se: se precisar de ajuda para montar o seu roteiro, se hospedar, comprar ingressos e, principalmente, de TRANSPORTE, pode contar com a VIA VAN!
コメント